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Segment

Diz o costume que maturidade se conquista aos 21 anos. O empresário Eduardo Bernardino Filho (American Optical, Baush & Lomb, Prisma e Plano), ao completar o time de profissionais que escolhera para sócios - o pesquisador e técnico João Batista Pendezza (ex-Prisma) e Jorge Luiz da Silva (expressivo know-how na área técnica de surfassagem) - percebera que sua empresa já nascera maior de idade, pois a experiência dos três ultrapassava a casa dos 45 anos.

O mercado era São Paulo e o ano 1983, época de transição política e de pouca ou nenhuma abertura de mercado. Mas toda esta vivência, reunida em um pequeno escritório, pedia mudanças urgentes no mercado óptico tradicional. E foi através de diversas pesquisas que a Segment System desenvolveu e criou a Pink-Pad e as primeiras lixas-trevo em rolo do Brasil.

Já radicada no centro-oeste do estado de São Paulo, na cidade (hoje Estância Turística) de Tupã, a empresa continuou a inovar e apostou na melhoria da qualidade dos corantes para lentes orgânicas e em produtos específicos, como as exclusivas lentes Night Drive e a Video Filter.

A virada do milênio trouxe mudanças expressivas no mix de produtos e serviçoes da empresa: fabricação de maquinários, como unidades para refrigeração, lentes solares fashion e até um mega portal óptico, foram algumas das ações realizadas na tentativa de melhorar a exposição e a comunicabilidade do setor.

Nesta época também começaram, de maneira mais acirrada, as pesquisas mercadológiccas e industriais para um grande e ousado salto da empresa em comemoração aos seus 20 anos de existência. Próxima de completar a "maioridade", bem mais distante que a expectativa média de vida das empresas brasileiras, a Segment System contratou mais profissionais experimentados e firmou acordo com uma empresa israelense - país que atualmente domina a melhor tecnologia na fabricação de moldes - e lançou a linha de lentes progressivas: a Sapphire Progressive Lens, um marco na indústria óptica nacional (apesar de haver mais de 60 tipos de lentes, inclusive internacionais, no mercado brasileiro). Então quais as diferenças, que não as premissas básicas de qualquer produto, que o Grupo Segment e o lançamento das Lentes Sapphire estaria oferecendo para o mercado óptico?

Lembra-se daquela história de que a união dos três sócios gerava anos de experiência e que esta era a grande diferença? Pois é. Uma das partes jamais esquecida pelos proprietários é exatamente a comercial, quando estavam do outro lado do balcão.

Esta experiência, aliada ao código do consumidor e às mais modernas técnicas de marketing, permitiram o plus a mais que faltava às pouquíssimas lentes progressivas de qualidade no mercado: a personalização do atendimento e a volta da lucratividade do lojista.

Neste aspecto, toda a cadeia, de profissionais envolvidos até o consumidor-final, pôde sentir a diferença da receptividade das Lentes Sapphire.

Ela engloba uma série de aspectos interligados que visam a total satisfação da fábrica, do laboratorista/montador, do lojista e do usuário-cliente de maneira cíclica e saudável.

Fonte: www.segment.com.br